Dicas para aquecer sua piscina

Tomar banho de piscina é maravilhoso! Quase todas as pessoas gostam desse divertimento. E em épocas quentes, é uma das formas de lazer mais demandadas pela população. Em épocas mais frias ou mesmo durante a noite, muitas pessoas não mergulham na piscina porque a temperatura da água não é muito convidativa.
Nessas situações, é possível recorrer a alguns expedientes para deixar a temperatura mais agradável. Além disso, a água aquecida, em qualquer estação do ano, pode ser usada como terapia para tratar problemas de osteoporose ou musculares e para relaxar e aliviar dores.
Um aquecedor elétrico para piscina é uma das opções mais práticas para quem deseja manter a água da piscina aquecida, especialmente em residências ou espaços com uso ocasional.
Veja formas econômicas de aquecer sua piscina:
O trocador de calor

O trocador de calor aumenta a temperatura da água sem aumentar a conta de energia elétrica. Ela reduz o consumo de energia em até 80% em relação aos aquecedores de resistência elétrica. Em relação ao gás propano, a redução pode chegar a 75% e, considerando o gás natural, a redução pode ser de 55%. O condensador confeccionado em titânio garante maior durabilidade ao equipamento, resistindo inclusive aos tratamentos químicos que são comuns nas piscinas. Para que não ocorra perda de calor, convém usar uma capa térmica, que evita a evaporação da água e mantém a temperatura equilibrada.
Aquecimento solar
Também é possível aquecer sua piscina, usando um sistema de aquecimento solar, formado por placas coletoras. O funcionamento desse sistema é simples: as placas são instaladas no telhado da casa, a água é succionada até o coletor, onde se dá o aumento de sua temperatura quando ela entra em contato com as placas aquecidas pelo sol. O resultado é excelente, sem a necessidade de gastar energia elétrica. Com sistema especial de sobre injeção, o sistema não corre o risco de vazamentos.
Para um aumento da temperatura em 8º C, convém instalar o equivalente a 80% da área da piscina em placas (assim, se ela tiver 10 metros quadrados, o correto é instalar 8 metros quadrados de placas solares).
Para um aumento de 10º C, é preciso instalar o equivalente a 100% da área da piscina em coletores solares, ou seja, se ela tiver 10 metros quadrados, é preciso instalar 10 metros quadrados de placas solares. Para um aumento da temperatura em 12º C, é preciso instalar o equivalente a 120% da área em placas solares — assim, se a área de lazer tiver 10 metros quadrados, é preciso instalar 12 metros quadrados de placas solares.
Aquecedor a gás.

O uso de aquecedores de água a gás para banho têm ganhado espaço nos últimos anos, mas se compararmos com outros países, ainda são poucos locais que já possuem algum sistema instalado. Para serem comercializados, os sistemas de aquecimento de água a gás precisam passar por inúmeras certificações e atender a normas técnicas que garantem a qualidade e segurança do produto. Todos os aquecedores de água a gás possuem sistemas de segurança integrados, que asseguram o bom funcionamento do produto. Um sistema de aquecimento de água a gás é possível economizar na conta de energia elétrica, visto que ele é um dos principais vilões da conta de luz. Já o aquecedor de água a gás, não está sujeito às variações de bandeira impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e portanto, não impacta no orçamento.
O que achou do artigo? Compartilhe-o nas redes sociais para que outros donos de piscinas também tenham a oportunidade de ter água aquecida sem gastar muita energia elétrica!
Entre em contato conosco e siga-nos no Instagram @hibritec!
Leia também
Segurança na Piscina
Dicas para ter uma piscina segura
Quais são os tipos de piscina mais comuns no Brasil?
Tipos de piscinas mais comuns no Brasil
